Eles ficaram conhecidos no Brasil a partir do filme ‘Apenas uma Vez’ (Once). Como não existe nenhum artigo sobre eles em português, nem mesmo na Wikipédia, resolvi pesquisar a vida deles para você conhecer um pouco da história dos dois.
Glen Hansard
Nascido em Dublin, na Irlanda, em 21 de abril de 1970, Glen Hansard é o vocalista, guitarrista e membro fundador do grupo de rock irlandês The Frames. Com13 anos ele saia da escola para fazer ‘busking’* nas ruas de Dublin e estabeleceu-se gradualmente como um dos artistas mais populares e talentosos da música irlandesa. Seu primeiro destaque nas telas foi como o guitarrista ‘Outspan Foster’ no filme ‘Loucos pela Fama’ (The Commitments) do diretor Alan Parker.
Antes de ‘Loucos pela Fama’, obteve um contrato de gravação com a Island Records, e posteriormente formou o The Frames, em 1990. A banda passou à gravações e tours desde então, incluindo o produtor John Carney como baixista na última formação. Em setembro de 2006 a banda já lançava ‘The Cost’, o seu sexto álbum (em estúdio) com grande sucesso de crítica, realizando turnês pela Europa e Estados Unidos em 2007.
Em abril de 2006, Hansard divulgou seu primeiro álbum solo, ‘The Swell Season’, em colaboração com a cantora e multi-instrumentista checa Markéta Irglová.
Markéta Irglová
Nascida em 28 de fevereiro de 1988, emValasské Meziricí, na República Tcheca. É uma multi-instrumentista, compositora, atriz e cantora. Embora com apenas 19 anos, já conquistou muito destaque na cena musical, tendo seu talento comprovado no álbum que gravou com Glen Hansard. É com ele que divide a tela no longa ‘Apenas uma Vez’ (Once). Ela começou a tocar música aos sete anos de idade, quando seus pais lhe compraram um piano e pagaram suas aulas. Quando fez nove, seu pai comprou um violão e ela imediatamente começou a tocar e aprender músicas de ouvido. Ela encontrou Glen Hansard quando ele foi visitar Praga. Passaram a tocar e compor juntos, resultando no álbum ‘The Swell Season’.
Se você ainda não assistiu o filme, precisa alugar o quanto antes. Eu até sugeriria compra-lo, pois certamente vale ter na sua lista de filmes preferidos.
Eu escrevi um artigo tempos atrás sobre o filme aqui!
Deixe um comentário