Provavelmente nenhum símbolo motivou a criação de tantas lendas quanto os quatro usados pela banda 30 Seconds to Mars, liderada pelo cantor, ator e compositor Jared Leto. Outros posts sobre o 30STM: Jared Leto e o 30 Seconds to Mars – As mil faces de Jared Leto – Unplugged MTV – 30STM – 30 Seconds to Mars – Simbolos Pt 2
De tudo que consegui pesquisar na internet, tanto em matérias em inglês, quanto brasileiros, todos afirmam que a banda nunca se pronunciou sobre seu verdadeiro significado, ao menos até a produção deste post. Desde que ouvi a banda pela primeira vez, para mim a simbologia me parecia um pouco óbvia. As mesmas conclusões que cheguei, fazem parte de uma das teses sobre a explicação dos símbolos, que estão entre as mais aceitas. Tentei pesquisar por diversas vezes se estes símbolos ou glifos poderiam ser hiéroglifos, ou seja, glifos de civilizações antigas, mas não encontrei nenhuma referência na literatura.
Vamos as duas hipóteses criadas pelos fãs ao redor do mundo.
Primeira Teoria
1º glifo: Trata-se do número 3 duplicado, fazendo referência ao três de THIRTY (30)
2º glifo: É a representação dos ponteiros de um relógio, um sistema de medição do tempo, simbolizando a palavra SECONDS
3º glifo: Entre as três linhas temos 2 colunas, representando o número romano II = TWO. Muitas vezes 2 é usado para dizer TO
4º glifo: É representação de Marte e suas duas luas ‘Phobos’ e ‘Deimos’ = MARS
Segunda Teoria
Os quatros glifos representariam os 4 planetas terrestres ou também chamados de planetas telúricos, que são aqueles formados basicamente por: rochas e metais, superfície sólida e não apresentam anéis. Sendo eles: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
1º glifo: A representação da letra M de MERCÚRIO.
2º glifo: O símbolo parece representar um sistema de rotação. VÊNUS é o único planeta terrestre que gira no sentido horário, oposto aos outros planetas que giram no sentido anti-horário.
3º glifo: O símbolo III representa a TERRA por ser o terceiro planeta do sistema solar. Em algumas imagens esse símbolo III aparece deitado, sugerindo a letra E = Earth.
4º glifo: A mesma explicação da outra teoria, a representação de MARTE e suas duas luas.
Além das diversas teorias, nenhuma esclarecida pela banda, esses símbolos estampam paredes, muros e são sucesso em tattoos pelo mundo afora. Porém, assim como todas teorias conspiratórias e teorias de mensagens subliminares, me parece que a explicação verdadeira é mais simples do que qualquer fã possa imaginar. Se analisarmos alguns fatos, veremos que a banda nem possui um padrão rígido na utilização dos símbolos, o que seria indispensável caso tivessem que representar alguma ideia. Veja por exemplo como os símbolos aparecem no clipe de ‘A Beautiful Lie’, a posição deles está invertida. Ou as teorias não são tão reais assim ou quem fez as bandeiras não prestou muito atenção nos detalhes.
Outro lugar onde os símbolos aparecem de maneira diferente é na arte de um de seus álbuns. Junto a ilustração da Phoenix, os últimos dois símbolos invertem suas posições.
Provehito in Altum
A frase que você vê na imagem acima, usada em todos os cds da banda, possui diversas traduções diferentes, mas basicamente é uma mensagem como: ‘siga para o alto’, ‘transporte-se para cima’, ‘alcance as alturas’, ‘se lance ao desconhecido’. Em geral, mensagens que denotam um desejo de ascensão, de iluminação, de transcendência e obviamente da coragem de se arriscar para alcançar grandes feitos.
A Phoenix
A Phoenix é um pássado mítico (ou seja, não existe), encontrado na mitologia persa, grega, romana e egípcia. Representa o espírito de fogo, tem plumagem colorida e cauda de ouro e escarlate (vermelho intenso). Ela teria 5 ciclos de vida,com de 100 anos em cada ciclo. Após seus 500 anos de vida, a Phoniex constrói um ninho com galhos de carvalho, transformando-o em uma pira onde ela repousa e coloca fogo em si mesma. Das suas cinzas surgirá um ovo, de onde nascerá uma nova Phoenix. Assim que a nova Phoenix estiver pronta para levantar voo, ela carrega o ninho, com as cinzas do pássado antecessor, até a Cidade do Sol, Heliópolis, no Egito, para sepulcrar alí aquela que lhe deu a vida.
Sendo assim, a Phoenix é uma forma de simbolizar alguém que é capaz de renascer das cinzas, ou seja, capaz de se reerguer das dificuldades, de resistir as piores situações da vida. Existem ainda outros símbolos utilizados pela banda que geram outras lendas, muitos fãs criam sites, grupos e estudos aprofundados tentando explicar e encontrar significados ocultos em tudo isso, para mim é apenas um cuidado simbólico, estético, promocional, como tudo que a banda faz muito bem.
Curiosidade:
A interpretação da simbologia e todo o misticismo criado ao redor da banda é interessante, mas precisa ser algo divertido e nunca levado para o fanatismo. Há muito tempo, o americano Charles Manson, dizia encontrar mensagens subliminares nas músicas dos Beatles (na época a banda de maior sucesso entre os jovens). Segundo uma teoria conspiratória, Paul McCartney teria morrido em um acidente de carro no auge do sucesso da banda. O então empresário da banda, resolveu colocar um sósia em seu lugar, temendo que caso os fãs soubessem da verdade, não quisessem que a banda continuasse sem Paul.
John Lennon não concordou com a farsa e em protesto, teria deixado em cada disco lançado após o suposto acidente, mensagens que indicariam que Paul realmente havia morrido. Motivado pela interpretação equivocada da música ‘Helter Skelter’, gravada pelos Beatles, Manson teria liderado um grupo para executar três assassinatos. Ele foi condenado à prisão e está lá até hoje. Ele teve um último pedido de condicional negado em 2007 e aguarda uma nova avaliação em 2012. O nome do cantor Marilyn ‘Manson’ é inspirado em seu nome. Marilyn Manson gravou músicas compostas por Charles Manson na prisão, assim como o Gun’s and Roses também o fizeram. Axl Rose inclusive usava em seus shows, uma camiseta com o rosto de Charles Manson.
Acompanhe a segunda matéria sobre os símbolos da banda, ainda mais completo:
Deixe um comentário