Atualizando:
Esclarecendo: Quando vi a imagem do poster do filme ‘Nosso Lar’ resolvi fazer uma matéria sobre simbolismos. Acabei me confundindo e escrevendo toda a matéria sobre pentagramas ao invés de um hexagrama. Como a imagem está em perspectiva, você olha e acaba se confundindo. Como achei o conteúdo interessante, preferi deixar e publicar um novo artigo, então sobre hexagrama, que no fim você verá que tem ambiguidades semelhantes nas questões de interpretação.
Uma imagem que me chamou a atenção recentemente, são as ruas da cidade ‘Nosso Lar’ retratada no filme homônimo. As ruas principais mostram um pentagrama, tantas vezes associado a bruxaria ou satanismo. O que estaria por trás desta simbologia? Não vamos cometer o mesmo erro que foi tomado com o ex-BBB Dourado que foi chamado de Nazista por ter tattooado algumas suásticas, que ele mesmo defendia ser um símbolo religioso de países onde ele morou, o que é totalmente verídico.
Um pentagrama é uma estrela composta por cinco retas e que possui cinco pontas. Na língua portuguesa, pentagrama significa uma palavra com cinco letras. Também é, em música, as cinco linhas paralelas que compõem a partitura. Ao pentagrama são atribuídos vários significados esotéricos.
Pentagrama numa Sinagoga
Originalmente símbolo da deusa romana Vênus foi associado a diversas divindades e cultuado por diversos povos. O símbolo é encontrado na natureza, como a forma que o planeta Vênus faz durante a aparente retroação de sua órbita. Trata-se de um dos símbolos pagãos mais utilizados na magia cerimonial pois representa os quatro elementos (água, terra, fogo e ar) coordenados pelo espírito, sendo considerado um talismã muito eficiente.
O pentagrama é conhecido também como o símbolo do infinito, já que é possível fazer outro pentagrama menor dentro do pentágono regular do pentagrama maior , e assim sucessivamente.
Possui simbologia múltipla, sempre fundamentada no número cinco, que expressa a união dos desiguais. Representa uma união fecunda, o casamento, a realização, unindo o masculino,o 3, e o feminino, o 2, simbolizando ainda, dessa forma, o andrógino.
Escola Francesa de Cabala
O pentagrama é um símbolo muito utilizado pelos eruditos da Escola Francesa de Cabala. Autores como Eliphas Levi e Papus o estudaram a fundo e o estabeleceram como um símbolo de proteção, Vontade e Bem.
Pentagrama na Matemática
O pentagrama é composto de um pentágono regular e cinco triângulos isósceles côngruos, tal que a razão entre o lado do triângulo e sua base (lado do pentágono) é o número de ouro. O pentagrama também foi usado como emblema da escola pitagórica.
Pentagrama na Astronomia
Baseados na antiga astronomia ptolomaica, que tentava manter a órbita dos outros planetas ao redor da Terra, astrônomos do passado especulavam órbitas excêntricas para os planetas e isso fez com que, aparentemente, a órbita de Venus desenhasse um pentagrama no espaço.
Pentagrama na Religião
Para os pagãos, cada ponta do pentagrama representa um dos Cinco Elementos da Natureza: Ar, Fogo, Água, Terra, e um espírito que a todos coordena.
Cinco Elementos da Natureza e o Pentagrama
Atualmente, muitos usam um Pentagrama no pescoço, como símbolo de orgulho da sua religião e representando a sua fé, ou ainda como um amuleto de proteção. É importante notar que isso não é nenhuma obrigação para qualquer religião. Além do seu significado primordial, dos cinco elementos, o pentagrama também representa o corpo humano (os 4 membros e a cabeça). Para alguns o pentagrama passa ainda a ser conhecido como “estrela do microcosmo” (pequeno universo), que simboliza o mago dominando o espírito sobre a matéria, inteligência sobre instintos, mente sobre o corpo.
Nos rituais da religião Wicca, além de ser um dos símbolos da deusa, o pentagrama às vezes é usado como símbolo da terra, outras vezes para consagrar os instrumentos ritualísticos, objetos e amuletos. O pentagrama pode ser feito de qualquer material (metal, madeira, argila, vidro, etc) e até desenhado em pedaços de pano ou mesmo no chão.
Pentagrama Invertido
Muitas pessoas que se intitulam satanistas usam o Pentagrama Invertido (com duas pontas para cima), afirmando significar o Triunfo da Matéria sobre o Espírito. Ainda que, originalmente, o Pentagrama com duas pontas para cima já aparecia, no paganismo pré-cristão, como um dos símbolos da Grande Mãe (pela semelhança com um canal vaginal, um útero e duas trompas). Assim sendo, o pentagrama invertido possui significados diferentes.
Deixe um comentário