Sem dúvida alguma, uma das melhores surpresas, para mim, no cenário do rock nacional, ou como já estão começando a classificar, no indie rock, foi a banda gaúcha Pública. Eu que sou de Santa Catarina, tenho obviamente uma proximidade maior das bandas que tocam por aqui, mas foi justamente pelo Multishow, um programa nacional, que fui conhecer estes caras.
A banda é formada desde 2001, em Porto Alegre.
Formação
Pedro Metz … Guitarra e Voz
‘Guri’ Assis Brasil … Guitarra
Guilherme Almeida … Baixo
Cachaça … Bateria
João Amaro … Piano
A primeira música que me chamou atenção foi ‘Long Plays’, que faz parte do primeiro álbum, Polaris, de 2006. Poderia ser mais uma música melancólica do amor perdido e tudo mais. Mas a grande sacada de tudo é como a história se desenrola. O cara termina com a garota e para ‘curtir’ a fossa, ele resolve ouvir os discos dos artistas que ela gostava e acaba assim, vendo que existe um lado muito mais interessante em tudo isso, sem precisar dela. Ou não? rs (…)
Os caras possuem ótimas composições, não foi por nada que em 2009, levaram com seu último álbum: ‘ Como num Filme sem um Fim ‘, três prêmios: Disco do Ano, Disco de Pop/Rock e Compositor (Pedro Metz) no prêmio mais respeitado da música e arte de Porto Alegre/RS, o Prêmio Açorianos.
Além disso, levaram o VMB 2009 de Rock Alternativo. Não sei qual é da MTV de classificar os caras como alternativo, mas, desculpe a falta de educação: ‘Foda-se a MTV’.
Discografia
Download de Polaris (2006)
Downlod de Como num Filme sem Fim (2008)
ps … Estes são links do 4Shared, se alguns deles estiverem quebrados, deixe um comentário que eu publico outro.
ps2 … Pesquisando aqui a capa do primeiro álbum, achei esta ‘incrível’ crítica sobre a banda. Tem gente que além de não saber o que dizer, insiste em propagar sua idiotice. A credibilidade da crítica se perde em meio a falta total de clareza. Comparar Pública com Cidadão Quem é que foi de matar. Eu por acaso sou webdesigner dos últimos três sites da Cidadão Quem, então posso garantir que conheço toda a discografia da banda ‘by heart’ e nada, em nenhum aspecto lembra Cidadão Quem.
Deixe um comentário