A Censura do Youtube

Hoje editei um vídeo para publicar no Youtube e ele foi bloqueado por infração de direitos autorais. Sinceramente, não consigo que em um lugar como a internet, onde liberdade é palavra de ordem, existam gravadoras que ainda exijam do Youtube, o bloqueio de conteúdos de seus artistas. Já comprei inúmeros cds na internet, depois de ouvir uma música inserida em algum vídeo amador qualquer. O que dizer do caso da ‘Banda Mais Bonita da Cidade’, que ficou conhecida em todo país pelas inúmeras variações feitas com a canção? Tudo é promoção e só tem um grande beneficiário, o artista.

Pela lei brasileira, a infração do um direito autoral só se estabelece, quando se obtém lucro sem autorização e conhecimento do autor, somente nestes casos. Por exemplo: Fazer cópias de um cd que você comprou, não é pirataria e nem infração de direito autoral. Reproduzir um cd, uma música, não é ilegal. Ilegal é a comercialização desta reprodução.

Por isso que ao fazer um show de música, o organizador precisa pagar o ECAD, pois é uma execução pública que está obtendo lucro. Quando se trata de um evento sem fins lucrativos, acredito eu que o ECAD não cobra taxas além de algo básico e rotineiro.

Posso estar errado, mas na minha visão, este tipo de atitude é antiquada e ignorante, contrária ao fluxo que a sociedade caminha. Se você não quer disponibilizar algo na internet, ok, direito seu. Mas é muito chato ver meu video bloqueado e na lista ao lado, o clipe da canção disponibilizado pela gravadora ou um parceiro qualquer. Isso me soa como birra de criança egoísta que não quer emprestar a bola. Não quer dividir, então joga sozinho amigo…

Lembrando um detalhe, o Adsense do Youtube, que paga os vlogers pelos views de cada vídeo, só são repassados, caso o seu vídeo não tenha material de terceiros. O pior de tudo é que não existe uma lei preto e branco, oito ou oitenta. Cada vídeo tem um tipo de classificação, cada vídeo recebe um tipo de ‘punição’. Para vocês terem uma ideia, meu video foi bloqueado no mundo inteiro, exceto no Canadá, país onde a cantora Feist nasceu. Eles podem, nós não. Pode parecer bobagem, mas sinto cheiro de facismo no ar…

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *