Ao longo dos anos, e quando digo ‘ao longo dos anos’, imagine milhares deles. Ao longo de toda nossa história, a sociedade criou inúmeros “inimigos imaginários”, a fim de controlar uma sociedade de mentes evoluídas, porém malacabadas, como diria Criolo Doido. Em qualquer religião, em qualquer parte do mundo, em qualquer regime de governo, existe lá, alguma história criada na tentativa de limitar seus passos e seus pensamentos. Seja na figura do Diabo, seja na figura de fantasmas, encostos, magia negra e todo tipo de crença na materialização do mal, que só existe em nossa imaginação. Certamente, o verdadeiro mal se estabelece no plano físico e se esconde em mentes perturbadas e perturbadoras.
Durante milhares e milhares de anos, sociedades secretas e teorias da conspiração alimentam nossa incapacidade de aceitar que não existe nada acontecendo de forma misteriosa. Tememos o desconhecido e é desta característica inerente a raça humana, que muitos se aproveitam. Quem nunca temeu sociedades secretas como: Maçonaria, Rosa Cruz, Opus Dei, Nova Ordem Mundial, entre tantas outras? A tal Nova Ordem Mundial já tem seu símbolo impresso na nota de $ 1, desde 1957, é impressão minha ou estes planos de dominar o mundo estão demorando um tantinho?
Hoje na internet, uma destas sociedades secretas mais conhecidas atende pelo nome de ANONYMOUS, que tenta convencer à todos, deter um grande poder de inteligencia, manifestado com o denominado hackativismo. Os ANONYMOUS tentam há algum tempo se estabelecer como um grupo anárquico, com grande conhecimento em tecnologia, de poder descentralizado, comum na tentativa de não enfraquecer, caso uma de suas ‘celulas’ seja abatida. Apesar de toda fantasia criada em torno destes membros anônimos, pouco se viu de concreto até hoje.
Nesta semana que passou, um assunto tomou conta da internet mundial: os projetos de lei, desenvolvidos nos Estados Unidos, conhecidos como S.O.P.A. e P.I.P.A. No principal momento da história da informática recente, onde manifestações atingiram todo o mundo, onde estavam nossos justiceiros cibernéticos?
Após a prisão de parte da equipe e fechamento do site MEGAUPLOAD, um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos do mundo, feito pela equipe do FBI, em retaliação a ação da polícia americana, o grupo ANONYMOUS retirou do ar, o site do FBI. Você pensou: ‘- nossa, que fantástico’ ?
Então deixe lhe explicar como este ataque é produzido. Neste caso específico, o grupo ANONYMOUS utilizou o que chamamos de Ataque de Negação de Serviço (DoS Attack – Denial of Service). Neste tipo de ataque, o intuito é tornar os recursos de um sistema indisponíveis para seus usuários. No caso de servidores web, a ideia é tornar o site inacessível. Como isso é feito? O princípio é simples, gerar um acesso coletivo a determinado serviço, de forma a zerar sua capacidade de memória e processamento.
Existe dentro deste tipo de ataque, o chamado DDoS – Distributed Denial of Service, onde um computador mestre, coordena inúmeros outros computadores, chamados Zumbis, pra juntos acessarem um site, como foi feito no ataque ao FBI. Estes computadores zumbis, geralmente são máquinas aleatórias contaminadas por um vírus que permite que o computador master, acesse determinadas funções a partir do computador infectado. Como todo site na internet, possui um limite de acessos simultâneos, este grande número simultâneo de solicitações de acesso, travam o sistema e muitas vezes obrigam o servidor a reiniciar.
Nenhuma informação confidencial é acessada neste tipo de ataque, é apenas uma falha sistêmica de difícil controle. É fácil gerenciar um ataque como este? Provavelmente não. Isso gera algum tipo de dano ao site afetado? Depende. Se você imaginar que uma loja virtual que possui grande volume de vendas seja atacada e seu sistema paralize, potencialmente vendas deixaram de acontecer, resultando em um prejuízo financeiro. No caso do FBI, difícil saber, mas acredito que seja mais incomodação do que prejuízo.
Sabendo disso, você acredita que retirar de funcionamento o site do FBI, temporariamente, é um ataque a altura do fechamento do Megaupload, de todo o seu conteúdo e contas, mantidas por milhares de usuários ao redor do mundo, que dedicaram horas, dias, meses e anos fazendo upload de arquivos?
Não meu amigo, não existe nenhum grupo de alta periculosidade anárquica na internet. O que existe é um grupo com conhecimento tecnológico, que se uniu em fóruns do 4chan, fãs de V for Vendetta e que ao melhor estilo KICK ASS, passaram a acreditar que comprando uma roupa de super-herói no e-Bay, poderiam sair por aí combatendo o crime. Eu até acharia interessante ou divertido, se suas motivações fossem igualmente nobres.
Ps.: Será que eles perderiam tempo para retirar o Gelo Negro do ar? Contrariando a liberdade de expressão que eles mesmo defendem?
Ps2.: Fiz uma atualização no texto original, levando em consideração as explicações deixadas nos comentários, agradeço as dicas.
Deixe um comentário